Trainee FCA

O prédio do Departamento de Ordem Pública e Social, o DOPS, 33675

O prédio do Departamento de Ordem Pública e Social, o DOPS, foi tombado em 1999. Construído em 1914, com arquitetura de Ramos de Azevedo, pertence à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Projetado para abrigar a estação da Estrada de Ferro Sorocabana, acabou usado como órgão repressor. Durante 60 anos, entre 1924 e 1983, o DOPS vigiava e mantinha presos suspeitos de ação contra o governo.

            Há três anos, o prédio começou a ser restaurado. Reinaugurado em 2002, o espaço Memorial da Liberdade foi instalado nos porões. Os arquivos voltaram para o lugar de origem, para a preservação da história do país. Uma nova fase da memória nacional é apresentada em três exposições, inauguradas em 4 de julho de 2002. Com o patrimônio resguardado, tornou-se local de exposições com os temas: democracia, cidadania e direitos humanos.

 

Almanaque Brasil, ago./2002 (com adaptações).

De acordo com o texto acima, julgue o item a seguir.

Excluindo-se o emprego das letras maiúsculas na composição da sigla DOPS e no início dos períodos, as demais letras maiúsculas usadas no texto atendem à regra de emprego de maiúsculas para designar substantivos próprios de qualquer espécie que nomeiem entes indivíduos, como regiões, estados, repartições, edifícios e logradouros públicos.

Questão no QuestionsOf: O prédio do Departamento de Ordem Pública e Social, o DOPS, 33675

Questões similares